Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

arame farpado
favoritos

O arame farpado é um fio metálico obtido pelo estiramento de um varão ou vergalhão laminado, forçado a passar a frio em orifícios de forma troncocónica.
Foi criado em novembro de 1868 pelo inventor Michael Kelly. Entretanto, várias patentes foram sendo registadas até 1874, ano em que Joseph Glidden inventa uma máquina capaz de fabricar arame farpado e, a partir daí, o seu uso generaliza-se.
O arame farpado começou por ter uma enorme importância na América Ocidental, dado ter simplificado o trabalho nos ranchos e quintas, com assinalável impacto nas práticas económicas da região. Compartimentadas com o uso do arame farpado, as vastas e indefinidas pradarias e planícies tornaram-se espaços mais fáceis de gerir e controlar.
Arame farpado
Arame farpado, uma invenção do século XIX
O arame farpado é também símbolo das guerras de fileira e teve aplicações militares que remontam a 1888, quando os militares britânicos o construíram manualmente. Atualmente, o arame farpado é usado para proteger instalações militares, prisionais ou particulares, assim como para estabelecer algumas fronteiras territoriais.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – arame farpado na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-15 23:03:27]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro