Armando Vara

Político e administrador bancário, Armando António Martins Vara foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista (PS) e ministro do XIV Governo Constitucional. Em setembro de 2014 foi condenado a cinco anos de prisão efetiva por crimes de tráfico de influências.

Nascido a 27 de março de 1957, em Vilar de Ossos, Bragança, Armando Vara foi secretário de estado (1995-1999) no primeiro governo liderado por António Guterres. Na legislatura seguinte, foi nomeado ministro adjunto do primeiro-ministro, passando a ocupar o cargo de ministro da Juventude e do Desporto em 2000. 

Em 2005 é nomeado administrador da Caixa Geral de Depósitos e, três anos depois, passa a integrar a administração do Banco Comercial Português.

No ano de 2014, Armando Vara tornou-se no primeiro antigo ministro condenado a uma pena de prisão efetiva por tráfico de influências. De acordo com os juízes do Tribunal de Aveiro, Armando Vara recebeu dinheiro e outras contrapartidas para favorecer um grupo empresarial privado em negócios com empresas do setor do Estado.

Como referenciar: Porto Editora – Armando Vara na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-16 22:49:28]. Disponível em