asfalto

O asfalto consiste num produto obtido dos resíduos da destilação do petróleo e é constituído por uma mistura de betume semissólido, castanho ou negro e minerais. Fabrica-se geralmente de uma forma técnica e utiliza-se na construção de estradas.
O asfalto surge isolado na Natureza na forma de mineral e é conhecido desde a Antiguidade como betume. Pode ser encontrado em Cuba, Filipinas, Mar Morto, Venezuela, Trinidade, Califórnia, Síria e Baixa Saxónia. Existem vários tipos de asfalto: o asfalto fundido, o betão asfáltico, o mástique de asfalto e o macadame asfáltico. A mistura mineral, formada pelo pó de pedra, a areia (areia natural e areia fina) e gravilha triturada é aquecida até uma temperatura de 200 ºC e misturada com o betume. O asfalto é derramado e alisado com máquinas especiais, formando o revestimento das estradas. A massa de asfalto utiliza-se na impermeabilização dos telhados contra a humidade. As lacas de asfalto são soluções de asfalto em gasolina ou em aguarrás, que em parte contêm também adições de resinas e óleos. Estas utilizam-se na proteção anticorrosiva de aparelhos, contentores e construções de aço.
A disponibilidade de vidro colorido reciclado levou, em 1988, à invenção do asfalto de vidro, asfalto que é constituído por cerca de 15% de vidro triturado.

Como referenciar: asfalto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 16:03:51]. Disponível na Internet: