atribuição causal

A atribuição causal significa que perante um acontecimento ou um comportamento, o sujeito vai procurar deduzir uma causa para o justificar.
Fritz Heider, um psicólogo de Viena, estudou o modo como as pessoas se relacionam interpessoalmente. Ele utilizou algumas importantes teorias da psicologia social, como a teoria da atribuição que se refere à perceção da causalidade da conduta social. Para Heider existem invariantes causais num meio ambiente que se podem dominar se se souber quais são. Um comportamento pode ser explicado em termos de causas por fatores situacionais (causalidade externa ou interna).
O homem atribui o que ocorre no seu ambiente, no seu espaço vital, a determinados fatores. Esta explicação causal das ações vai influenciar a sua conduta e contribuir para dar significado à mesma, permitindo ao sujeito a possibilidade de predição e de controlo.

Como referenciar: atribuição causal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 03:50:03]. Disponível na Internet: