baht da Tailândia

O baht é a moeda oficial da Tailândia e tem por código THB. O baht, que é divisível em 100 satang, é emitido pelo Banco da Tailândia.
Foram lançadas moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 satang e de 1, 2, 5 e 10 baht. Quanto às notas foram postas a circular as de 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 baht.
As moedas trazem na face a efígie do rei Bhumibo Adulyadej, enquanto no verso existem reproduções de templos tailandeses. As notas também trazem na face o rei Bhumibo Adulyadej, enquanto no verso surgem representados antigos soberanos tailandeses.
As primeiras moedas a circular na região hoje ocupada pela Tailândia terão sido introduzidas pelo povo Mon no século IX. Eram moedas similares às indianas e copiadas pelas de Burma. Já no século XIII circularam umas moedas em forma de bala. Posteriormente, surgiram peças de porcelana e conchas que também serviram, em paralelo, de moeda.
O tical, a designação original do baht, surgiu na Tailândia no século XIX, onde conviveu com dinheiro destinado exclusivamente ao comércio. Só em 1859, quando o país ainda se chamava Sião, é que começaram a ser cunhadas moedas tradicionais graças à oferta de uma máquina por parte da rainha Vitória de Inglaterra.
A divisão da moeda local em satang foi estabelecida em 1897.
Até ao início do século XX, era também corrente o recurso a rupias indianas, especialmente no norte do país.
Em 1928, o tical foi substituído pelo baht, que manteve exatamente o mesmo valor. Já desde o século XIX que era usada a expressão baht para designar a moeda local, embora oficialmente a mudança só tivesse ocorrido em 1928.
A República da Tailândia nasceu oficialmente em 1939 e durante a Segunda Guerra Mundial o país foi invadido pelo Japão. A Tailândia manteve em uso o baht, mas este passou a estar indexado ao iene japonês.
Como referenciar: baht da Tailândia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:05:20]. Disponível na Internet: