Balança

Constelação e sétimo signo do Zodíaco, representado por uma balança, pertence ao Ar, tal como Gémeos e Aquário, e agrupa as pessoas nascidas entre 23 de setembro e 22 de outubro. É também um dos signos cardinais, juntamente com Carneiro, Caranguejo e Capricórnio.
Ao signo Balança está associado o mito de Astreia, a filha de Júpiter, que era quem ensinava os humanos em questões de justiça. Dececionada com os humanos, por estes não serem justos, Astreia resolve abandonar a Terra e refugiar-se no céu. A balança que a acompanha formou a constelação e representa a ponderação, a justiça e as leis que devem ser lembradas aos homens.
A constelação de Balança, também conhecida por Libra, aparece com o equinócio de primavera, ou seja, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, uma representação do equilíbrio. Na mitologia grega, Balança (ou Libra) está ligado a três deuses, Athena, Apolo e Afrodite, aos quais foi buscar, respetivamente, a inteligência, o belo e o amor. Athena fornece armas aos humanos, a quem ensinou a caçar, mas estes desiludiram-na ao descobrirem a maldade. Arrependida, acabou por abandonar os homens. Apolo, sendo o deus da luz, era também o responsável pela sombra, daí o seu lado sombrio. Já Afrodite, deusa grega do amor, guarda de Balança as características da beleza, da sedução e da ambição.
Assim, o nativo deste signo, a quem é associada a inteligência, assim como a beleza física, é um defensor da igualdade e da justiça. Por norma também não é agressivo nem impaciente. Os nativos de Balança fazem tudo para agradar aos outros, mesmo em prejuízo próprio, são muito sociáveis e bastante alegres. O facto de pretenderem agradar a todos inibe-os de serem verdadeiros líderes, embora apreciem esse papel. Como tal, têm também dificuldade em tomar decisões.
A associação do signo Balança ao planeta Vénus leva a que os seus elementos sejam românticos e anseiem por relações estáveis e duradouras. Preferem relações baseadas num ambiente de civilidade e de razão, não dando muita importância à paixão física ou a uma intimidade profundamente emocional.
Como referenciar: Balança in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 16:25:41]. Disponível na Internet: