Bob Davidoff

Fotógrafo norte-americano nascido em 1926, no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, e falecido a 12 de outubro de 2004, vítima de uma pneumonia.
Aos 17 anos alistou-se na Marinha norte-americana e, um ano depois, participou no desembarque na Normandia, em França, que marcou a viragem no rumo da Segunda Guerra Mundial. Bob Davidoff foi gravemente ferido durante a guerra e passou quatro anos a recuperar num hospital no Bronx, em Nova Iorque. Entretanto recebeu uma Medalha de Prata pelos serviços prestados na Marinha.
No princípio da década de 50 mudou-se com a mulher para Palm Beach, na Flórida, uma luxuosa cidade de férias, onde se iniciou na atividade de fotógrafo. Logo desde o início, dedicou-se a fotografar festas sociais, políticos, pessoas das colunas sociais, celebridades e os membros da família Kennedy. Entre as celebridades fotografadas por Davidoff contam-se nomes como Cary Grant, Gary Cooper, Bob Hope, Henry Kissinger e Tony Bennet. O fotógrafo começou por montar um pequeno estúdio, onde trabalhava com a mulher e, mais tarde, com os três filhos, todos eles também fotógrafos. Bob Davidoff trabalhava para um jornal local e para uma agência de notícias e foi designado como fotógrafo de inverno da Casa Branca, na altura em que John F. Kennedy era presidente. A família Kennedy tinha uma casa de férias em Palm Beach e as suas fotografias começaram a ser divulgadas em todo o mundo. Bob Davidoff acabou por se tornar muito próximo da família Kennedy, numa relação que se manteve ao longo de gerações, nomeadamente com John F. Kennedy Jr, o filho de John Fitzgerald Kennedy.
Davidoff começou por fotografar John F. Kennedy, mas fez também reportagens com os presidentes norte-americanos Lyndon Johnson, Jimmy Carter e Ronald Reagan.
Bob Davidoff trabalhou durante vários anos, até morrer, com o milionário Donald Trump e foi durante 25 anos o fotógrafo da casa The Breakers, dedicada a receber grandes eventos sociais.
Como referenciar: Bob Davidoff in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:36:43]. Disponível na Internet: