Cabinda

Província a noroeste de Angola cuja capital é a cidade de Cabinda. Enclave de Angola, a província de Cabinda, confinada pelo Congo (Brazzaville), pela República Democrática do Congo e pelo oceano Atlântico, possuiu uma superfície de 7270 km2 e uma população de 170 000 habitantes (em 2000).
Esta província, inicialmente designada pelos Portugueses como "Porto Rico", é rica em recursos naturais. As principais receitas económicas são provenientes dos produtos agrícolas, como café, cacau, óleo de palma, banana, mandioca, milho, e dos produtos minerais, como madeiras preciosas, urânio, fosfato, diamantes, ouro e também petróleo.
Os problemas fundamentais da região residem nos setores dos transportes, da saúde e da educação. Desde a década de 90, com o apoio da ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) e de várias instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais, como UNICEF, Humana-Holanda, entre outras, têm vindo a ser lançados vários projetos de ajuda humanitária na província de Cabinda. Em 1994, foi lançado o projeto Ajuda às Crianças, no ano seguinte, o projeto Escola de Artes e Ofícios e, em 1998, o projeto Escola Professores do Futuro. Em 2000, iniciou-se o projeto Venda de Roupa, com o objetivo de fornecer roupas e sapatos a preços acessíveis, e o projeto Esperança, para ajudar os doentes com Sida e evitar a expansão desta doença.
As principais atrações turísticas da região são as praias de Cabinda e as zonas florestais, como a densa floresta de Maiombe - uma das maiores do mundo.
Como referenciar: Cabinda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 13:50:02]. Disponível na Internet: