Campo Pequeno

A Praça de Touros do Campo Pequeno foi construída em 1890 pelo arquiteto A. J. Dias da Silva.
Esta construção de uma obra de lazer na cidade congrega em si dois aspetos muito importantes, que marcaram a arquitetura portuguesa neste período de final do século XIX. Em primeiro lugar durante os anos 80 do século XIX, começou a ser usada em Lisboa a técnica das construções em ferro, de que esta obra é um bom exemplo.
Em segundo lugar assiste-se na mesma altura ao desabrochar em Portugal de um gosto islamizante que teve início com a Quinta do Relógio, situada em Sintra, e construída nos anos 50, constituindo um dos primeiros exemplares do estilo chamado neoárabe. De destacar para a ação do rei D. Fernando, casado com D. Maria II, constituindo uma das vias de penetração. A sua consciência de que Portugal se ligou intimamente ao Norte de África durante a Idade Média provocou o seu gosto pelo revivalismo da arte islâmica nas obras que promoveu. O desenvolvimento deste estilo, que se vai aplicando em outros edifícios, tem a sua maior expressão na Praça de Touros do Campo Pequeno, constituindo-se como um edifício paradigmático pelo modo como é observada esta tendência.
Nos anos 90 do séc. XX, após um século da sua existência, foi proposto um programa de recuperação da praça, uma vez que se encontrava em estado de degradação. Para além do restauro do edifício, implicava obras de grande envergadura nos espaços envolventes, como parques de estacionamento e uma zona comercial subterrâneos, em harmonia com os espaços verdes de modo a não ofuscar o monumento arquitetónico em causa. O estudo do programa foi feito pela Sociedade de Recuperação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP) e o projeto arquitetónico ficou a cargo do Arq.º José Bruschy. O Campo Pequeno foi inaugurado com um espetáculo de Filipe La Féria a 16 de maio de 2006 e a 18 do mesmo mês com uma corrida de touros tradicional.
Como referenciar: Campo Pequeno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 12:56:49]. Disponível na Internet: