Canaã

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus. Foi ocupada no terceiro milénio a. C. pelos Cananeus.
Segunda a lenda, a denominação provém do nome do filho de Cam e neto de Noé, tendo-se tornado no nome da terra ocupada pelos seus descendentes. O território limitava-se, numa fase inicial, a uma área provável da costa baixa mediterrânica da Palestina, tendo posteriormente adotado a designação para classificar todo o país.
Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã. Aqui viveram o seu filho Isaac e o neto Jacob, até ao momento em que a fome obrigou Jacob a mudar-se para o Egito com os seus doze filhos. Após o período de escravidão sofrido no Egito, e a libertação liderada por Moisés, o povo de Israel penetrou em Canaã a partir do Leste, atravessando o rio Jordão.
A conquista de Canaã coincide com a formação de pequenos Estados arameus na Síria e Transjordânia, com o aumento da influência fenícia, desenvolvimento dos Filisteus e Cananeus na Palestina, com estes últimos dispersos em mais de trinta pequenos reinos.
Como referenciar: Canaã in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-16 23:46:45]. Disponível na Internet: