cão

Mamífero carnívoro (Canis familiaris) da família dos Canídeos, está representado por um número elevado de raças domésticas espalhadas por toda a terra e que se distinguem umas das outras por características muito variáveis relacionadas com a forma, tamanho, pelagem, dimensão das orelhas e cauda, etc., e por duas raças selvagens.
A adaptação desta família a viver em grandes espaços condicionou desde muito cedo as suas principais características. O cão da mesma maneira que o lobo, a raposa, etc., possui patas finas e um corpo com um pescoço forte e bem definido que suporta uma cabeça com orelhas grandes e eretas. O focinho é alongado o que está relacionado com um bom sentido do olfato e mandíbulas fortes com dentição carnívora. A cauda comprida e com pelo denso desempenha importante papel na relação entre indivíduos da mesma espécie. As articulações das patas mostram uma boa adaptação à marcha e à corrida em todas as espécies de Canídeos.
Há espécies que mantêm hábitos solitários, pois, regra geral, os cães distinguem-se por um comportamento social complexo e hierarquizado.
O cão é um animal que se adapta a diversas situações quando ensinado como, por exemplo, ser cão de guarda, cão de caça, servir como tração, guia (por exemplo, de invisuais), participar em ações militares e de polícia. É fundamentalmente uma ótima companhia para os humanos.
Como referenciar: cão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 17:59:50]. Disponível na Internet: