Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

cão
favoritos

Mamífero carnívoro (Canis familiaris) da família dos Canídeos, está representado por um número elevado de raças domésticas espalhadas por toda a terra e que se distinguem umas das outras por características muito variáveis relacionadas com a forma, tamanho, pelagem, dimensão das orelhas e cauda, etc., e por duas raças selvagens.
A adaptação desta família a viver em grandes espaços condicionou desde muito cedo as suas principais características. O cão da mesma maneira que o lobo, a raposa, etc., possui patas finas e um corpo com um pescoço forte e bem definido que suporta uma cabeça com orelhas grandes e eretas. O focinho é alongado o que está relacionado com um bom sentido do olfato e mandíbulas fortes com dentição carnívora. A cauda comprida e com pelo denso desempenha importante papel na relação entre indivíduos da mesma espécie. As articulações das patas mostram uma boa adaptação à marcha e à corrida em todas as espécies de Canídeos.
Há espécies que mantêm hábitos solitários, pois, regra geral, os cães distinguem-se por um comportamento social complexo e hierarquizado.
O cão é um animal que se adapta a diversas situações quando ensinado como, por exemplo, ser cão de guarda, cão de caça, servir como tração, guia (por exemplo, de invisuais), participar em ações militares e de polícia.
É fundamentalmente uma ótima companhia para os humanos.

O mastim é o cão que, habitualmente, guarda o gado
Setter Irlandês
Cão de pelo longo
Cão da raça Dogue
Dálmata
Cachorro rafeiro
Serra da Estrela
Basset Hound
Shar Pei
Trenó puxado por uma matilha
No Ártico é imprescindível ao Homem o recurso a matilhas de cães
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
cão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$cao [visualizado em 2025-07-07 21:05:35].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix