carbonato de sódio

O carbonato de sódio, também designado por soda calcinada ou soda sal, é um pó branco, que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratados.
O carbonato de sódio monoidratado (NaCO3.H2O) é um material branco cristalino, que é solúvel em água e insolúvel em álcool. Possui uma densidade relativa de 1,55, perde água a 109 ºC e apresenta ponto de fusão de 851 ºC.
O carbonato de sódio decaidratado (Na2CO3.10 H2O), também designado por soda de lavagem, é um sólido cristalino translúcido e fluorescente. Possui uma densidade relativa de 1,44, perde água a 32-34 ºC, obtendo-se carbonato de sódio monoidratado, e apresenta ponto de fusão de 851 ºC.
O carbonato de sódio também existe no sal duplo e hidratado sesquiocarbonato de sódio (Na2CO3.NaHCO3.2 H2O). Este composto é usado largamente como produtor de detergente e de sabão, devido às suas propriedades alcalinas moderadas, é usado como agente amaciador de água, sendo também uma base para sais de banho.
O carbonato de sódio pode ser produzido pelo processo Solvay ou por processos de cristalização adequados a partir de qualquer um dos vários depósitos naturais tais como: trona, natro, ranksita, pirsonita e gailussita.
O método de extração encontra-se muito dependente dos custos energéticos e de transporte da região envolvida.
O carbonato de sódio apresenta várias aplicações, de entre as quais se destacam o uso em fotografia, em limpezas, no controlo do pH da água, no tratamento têxtil, vidros, como aditivo alimentar e como agente columétrico.
Como referenciar: Porto Editora – carbonato de sódio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-26 23:47:55]. Disponível em