Carlos Veiga

Governante e advogado cabo-verdiano, Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga nasceu a 21 de outubro de 1949, em Mindelo, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
Fez os estudos superiores na cidade da Praia e depois partiu para Portugal onde, em 1971, fez o doutoramento em Direito na Universidade Clássica de Lisboa.
No ano seguinte, mudou-se para Angola, país onde viveu até 1974, trabalhando no Registo Civil da cidade do Bié. Carlos Veiga regressou a Cabo Verde em 1975 para ser procurador público, tendo sido promovido a diretor-geral da Administração Interna, cargo que exerceu até 1978. Dois anos mais tarde foi nomeado Procurador-Geral, mas divergências com o partido do poder levaram-no a abandonar o cargo para se dedicar à advocacia privada.
Em 1985 Carlos Veiga foi eleito para Assembleia Nacional de Cabo Verde, onde integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais e Legais. Três anos mais tarde voltou a ser eleito para a assembleia, onde se tornou numa voz de contestação contra o sistema de partido único liderado pelo PAICV (Partido Africano para a Independência de Cabo Verde). Carlos Veiga lutou pela realização de eleições democráticas em Cabo Verde.
Grande parte da população do país apoiou as reformas democráticas por ele defendidas. Os ideais de Carlos Veiga estiveram na base da fundação, em 1990, do Movimento para a Democracia (MpD), para o qual foi eleito líder na primeira convenção do partido em outubro desse mesmo ano.
A 13 de janeiro de 1991, nas primeiras eleições democráticas realizadas em Cabo Verde para a Assembleia Nacional o MpD elegeu 56 dos 79 deputados com lugar no Parlamento. Carlos Veiga foi assim escolhido para primeiro-ministro e formou o primeiro governo democraticamente eleito em Cabo Verde. Nas eleições seguintes, quatro anos depois, o MpD conquistou outra vitória clara e Carlos Veiga foi reconduzido no cargo de primeiro-ministro.
Já depois de abandonar as lides políticas, foi eleito, em outubro de 2004, bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo verde, em substituição de Lígia Fonseca.
Como referenciar: Carlos Veiga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-16 23:36:36]. Disponível na Internet: