Celeste Rodrigues

Fadista nascida em 1922, no bairro de Alcântara, Lisboa. É irmã da grande fadista Amália Rodrigues.
Foi mesmo por influência de irmã que se dedicou ao fado. E abraçou, tardiamente a carreira fadista: tinha 29 anos. Foi marcada pela irmã e não só. Porque, no bairro de Alcântara, nos anos 20, o fado estava sempre presente. E Celeste quando ia fazer recados à mãe, comovia-se ao ouvir fado pelo caminho. Assim, logo aos seis anos, experimentou cantar o fado em público, acompanhada à guitarra. A sua carreira, contudo, foi sempre ensombrada pelo enorme sucesso de Amália Rodrigues que ela, de resto, considera a melhor das fadistas. Essa constante tendência para ser comparada com a irmã nem sempre foi benéfica para a sua carreira.
Celeste Rodrigues também teve o seu percurso. Largas dezenas de gravações e participação em muitos programas televisivos. Viajou e deu concertos em países distantes, como Brasil, Angola, Estados Unidos, Bélgica, França, Reino Unido... No Brasil, experimentou o teatro, participando na peça Boa Nova, em que fazia o mesmo papel que Amália representava em Lisboa, e, mais tarde, na opereta Rosa Cantadeira. Cantava já em casas de fado, como a Adega Mesquita, quando se estreou como profissional, no restaurante Casablanca. Fez então parte do elenco de muitas casas de fado de Lisboa, entre as quais a Parreirinha de Alfama, o Embuçado e o restaurante Bacalhau de Molho. Nos anos 60, chegou a ter a sua própria casa de fados, A Viela.
Entre outros, contam-se os sucessos "Lenda das Algas", "Xaile", "Vai-te embora", "Lágrimas", "Já era Tarde" e "Meu Corpo". E mais tarde adotou algumas canções do reportório de Amália, como "Casa da Mariquinhas" e "Cansaço".
Já nos anos 90, participou no filme de Manuel Mozos, Xavier e, em 2004, integrou o elenco dos espetáculos de Ricardo Pais, Cabelo Branco é Saudade, ao lado de Argentina Santos, Alcindo de Carvalho e Ricardo Ribeiro.
Como referenciar: Celeste Rodrigues in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:57:12]. Disponível na Internet: