Chelsea Football Club

Clube de futebol inglês, o Chelsea Football Club, sedeado no bairro londrino com o mesmo nome, foi fundado em 1905. A equipa foi formada com o objetivo de praticar um futebol atraente que combinasse com a zona de luxo onde estava instalado. O estádio do clube, Stamford Bridge, fica situado num bairro luxuoso e entre os adeptos do Chelsea figuram nomes como o ator Michael Caine, o ex-primeiro-ministro John Major e os membros do grupo pop Blur.
O clube, por ter o equipamento principal todo em azul, ficou conhecido por "Blues".
O Chelsea, que em Londres teve de se bater com a popularidade de clubes como o Arsenal ou o Tottenham, só em 1955 conseguiu conquistar o seu primeiro título de relevo, ao vencer o campeonato inglês.
Posteriormente, só a partir da década de 60 voltou a atingir bons resultados. Em 1965 triunfou na Taça da Liga e cinco anos mais tarde na Taça de Inglaterra. Na temporada 1970/1971 o Chelsea conquistou o seu primeiro triunfo europeu, ao ganhar a Taça dos Vencedores das Taças, na altura a segunda mais importante prova europeia de clubes. Na final bateu o Real Madrid, de Espanha. No primeiro jogo empataram a um golo e na partida de desempate o Chelsea venceu por 2-1.
Em 1996 o treinador holandês Ruud Gullit foi contratado para levar o Chelsea ao topo do futebol inglês. Neste período foram contratados jogadores de topo, como os internacionais italianos Roberto Di Matteo, Gianluca Vialli e Gianfranco Zola. Este último tornou-se num dos maiores ídolos da história do clube londrino. Em 1997 a equipa de Gullit conquistou a Taça de Inglaterra. Em 1997/1998 o italiano Vialli substituiu Gullit no comando técnico do Chelsea e nessa temporada o clube voltou a conquistar a Taça dos Vencedores das Taça. A final foi disputada com o Estugarda, da Alemanha, e os londrinos ganharam por 1-0. Ainda em 1998, o Chelsea ganhou a Supertaça europeia ao vencer o Real Madrid na final por 1-0. Na mesma temporada conquistou a Taça da Liga inglesa.
Em 2000, já com jogadores como os franceses campeões de mundo de seleções como Desailly e Deschamps, o Chelsea voltou a ganhar a Taça de Inglaterra. Na temporada 2000/2001 Vialli passou o lugar de treinador ao seu conterrâneo Caludio Rainieri, que construiu uma equipa bastante competitiva. Contudo, continuava sem ganhar títulos.
No verão de 2003 o milionário russo Roman Abramovich comprou o clube e investiu na compra de grandes jogadores.
Para a temporada 2004/2005 Abramovich contratou o técnico português José Mourinho, que na temporada anterior tinha ganho a Liga dos Campeões com o FC Porto. Com Mourinho, foram para o Chelsea jogadores como os internacionais portugueses Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Tiago, e ainda Didier Drogba e Joe Cole.
O Chelsea de José Mourinho e Roman Abramovich viria a ganhar os campeonatos de Inglaterra de 2004/05 e 2005/06, tendo neste último contado também com a participação do internacional português Maniche.
Em setembro de 2007, o treinador português chegou a um acordo de rescisão com o clube inglês, tendo sido substituído pelo israelita Avram Grant.
Como referenciar: Porto Editora – Chelsea Football Club na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-04 18:09:58]. Disponível em