choupo

Designação comum de plantas da família das Salicáceas e do género Populus (choupos).
As espécies pertencentes ao género Populus são árvores caducas, verdes no verão, que podem atingir cerca de 30 metros de altura.
Possuem folhas alternas, simples, geralmente longamente pedunculadas e estipuladas. São plantas dioicas, pelo que as flores femininas, com ovário séssil ou subséssil, e masculinas, com seis a 30 estames, se encontram em indivíduos diferentes. As flores dispõem-se em inflorescências, amentilhos pêndulos, que aparecem na primavera antes das folhas. As flores consideradas individualmente são pouco vistosas, encontram-se no eixo de uma bráctea serrada e apresentam um disco nectarífero. A polinização é feita pelo vento.
O fruto é uma cápsula glabra, que contém numerosas sementes com um tufo de pelos compridos. Em geral conservam a sua capacidade germinativa durante uns dias.
O choupo-negro, também comummente conhecido por álamo-negro ou amieiro-negro, possui folhas não tomentosas e inflorescências com brácteas glabras. É uma espécie ripícola e ruderal, oriunda da Europa Oriental e Ásia Ocidental. Produz madeira leve e mole, esbranquiçada e de textura fina. É utilizada em marcenaria, na produção de papel e como planta ornamental.
Na Europa central desenvolvem-se espontaneamente as seguintes espécies: o Populus nigra (choupo-negro), o Populus alba (choupo-branco), o Populus tremula (choupo-tremedor).
Como referenciar: choupo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-20 09:18:23]. Disponível na Internet: