Citânia de Sanfins

Fortificação da Idade do Ferro situada na freguesia de Sanfins de Ferreira, no concelho de Paços de Ferreira, a Citânia de Sanfins constitui uma das mais importantes estações arqueológicas do Noroeste da Península Ibérica. Conserva vestígios de casas, arruamentos, condutas de água, várias ordens de muralhas e respetivas entradas. Esculpidos nos rochedos em frente à entrada principal da Citânia, foram descobertos os pés de uma estátua de um guerreiro, atestando a importância estratégica daquele local.
O espólio das ruínas aqui achadas conta com peças do Paleolítico e do Neolítico. No entanto, as peças mais interessantes datam da romanização: pedras gravadas, cerâmica, moedas e artigos de adorno.
No sopé do povoado, foi descoberto também um balneário, distinguindo-se, entre outros, um forno de planta subcircular, várias câmaras pavimentadas, bancos de pedra corridos e dois tanques para água fria, sendo ainda visíveis a canalização e o esgoto, ambos em pedra.
Mais para norte, o Penedo das Ninfas, com inscrições em latim, resume alguns traços desta comunidade castreja ao assinalar um local de culto a uma divindade guerreira que se julga ser Cosunea.
Como referenciar: Citânia de Sanfins in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 17:42:12]. Disponível na Internet: