corpo humano

O corpo humano é um conjunto musculo-esquelético, constituído por três partes fundamentais: a cabeça, o tronco e os membros.
Em cada uma destas partes distinguem-se diferentes regiões:
- A cabeça está ligada ao tronco pelo pescoço e nela se integram o crânio, que corresponde à parte coberta da cabeça e a face onde se encontra as orelhas, os olhos, o nariz e a boca.
- O tronco ao qual se ligam os membros compreende a face ventral constituída pela caixa torácica e o abdómen e a face dorsal constituída pela região dorsal e a região lombar.
- Os membros, devido à posição vertical assumida pelos humanos, denominam-se membros superiores e membros inferiores. Os membros superiores compreendem a espádua, o braço, o antebraço e a mão onde se distinguem o punho, a palma da mão e os dedos. Este membro é caracterizado pela sua mobilidade, sobretudo pela da mão em virtude da oponibilidade do dedo polegar aos outros dedos, por isso se diz que o membro superior está adaptado à preensão.
O membro inferior compreende a anca, a coxa, a perna e o pé, e está adaptado à locomoção.
O corpo dos humanos é revestido pela pele, uma membrana simples, leve, elástica e recoberta de pelos espessos.
Na cavidade torácica encontra-se a traqueia, os pulmões e o coração e na cavidade abdominal encontram-se o estômago, o intestino, o fígado, o pâncreas, os rins, a bexiga, e o intestino delgado e o intestino grosso.
A cavidade torácica e a cavidade abdominal estão separadas por um músculo em forma de campânula denominado diafragma.
O estudo do funcionamento dos órgãos humanos revela que estes se agrupam para realizar o mesmo trabalho ou função constituindo aparelhos:
- O estômago, o fígado, o intestino delgado e intestino grosso, que asseguram o trânsito e a transformação dos alimentos, fazem parte do aparelho digestivo.
- A traqueia e os pulmões, que asseguram as trocas gasosas, fazem parte do aparelho respiratório.
- O coração e os vasos sanguíneos, que asseguram a circulação do sangue, fazem parte do aparelho circulatório.
- Os rins e a bexiga, que permitem a formação e acumulação da urina, fazem parte do aparelho urinário.
- O encéfalo, os nervos, os gânglios nervosos, que permitem as inter-relações sensitivas, fazem parte do sistema nervoso.
O corpo humano, por ser formado por um conjunto de órgãos, agrupados em aparelhos, que executam funções determinadas, é considerado um organismo.
Como referenciar: corpo humano in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-27 11:28:37]. Disponível na Internet: