Correntes d'Escritas

Encontro de escritores de expressão ibérica que, desde 2000, decorre anualmente na Póvoa de Varzim com a presença de grandes nomes da literatura portuguesa e internacional. O evento, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com o apoio de algumas editoras nacionais, do Instituto Camões e do Instituto Cervantes, tem quatro dias de duração e decorre invariavelmente no mês de fevereiro.
Durante o evento há a apresentação de livros com a presença dos autores, sessões dos escritores nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundárias do concelho, assim como iniciativas paralelas de cinema, teatro, música, poesia e feiras do livro.
Na primeira edição, em 2000, esteve em destaque Eça de Queirós, nascido na Póvoa de Varzim, assim como o Atlântico como estrada cultural, a África e a América do Sul e a cidade espanhola de Gijón. Pelas Correntes d'Escritas já passaram autores estrangeiros como Luis Sepúlveda (Chile), Luís Fernando Veríssimo, Tabajara Ruas e Assis Brasil (Brasil), Antonio Sarabia (México), Ondjaki (Angola), Mia Couto (Moçambique), Leonardo Padura (Cuba), Horacio Vázquez-Rial e Rosa Montero (Espanha), Mario Mendoza (Colômbia) e os portugueses Dulce Maria Cardoso, Fátima Pombo, Luísa Dacosta, Agustina Bessa-Luís, José Luís Peixoto, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cláudio, Nuno Júdice, Lídia Jorge, entre outros.
Em 2002 foi lançado o primeiro número da Revista de Cultura Literária da Póvoa de Varzim, com contos inéditos, poesia e uma homenagem a Sebastião Alba, assim como o primeiro exemplar do Livro de Fotografias Imagens d'Escritas, do fotógrafo Rui Sousa.
Na edição de 2003 foi criado o Prémio Literário Correntes d'Escritas/Casino da Póvoa, destinado a premiar, em anos alternados, as melhores obras na área de romance e poesia. Lídia Jorge com o romance O Vento Assobiando nas Gruas, triunfou na primeira edição, em 2004, enquanto o poeta António Franco Alexandre foi o vencedor em 2005 com Duende. Ainda em 2005 foi criado o Prémio Juvenil Literário Correntes d'Escritas /Papelaria Locus destinado a jovens ente os 15 e os 18.
Como referenciar: Correntes d'Escritas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-19 03:39:22]. Disponível na Internet: