corruda

Designação comum de plantas arbustivas do género Asparagus e da família das Liliáceas.
As plantas do género Asparagus possuem caules com cladódios, fasciculados a fusiformes. As flores têm perianto campanulado a rodado, tepaloide. Os pedicelos são mais ou menos articulados e, geralmente, com bractéolas na base. Os frutos são bagas globosas. A corruda-maior, Asparagus aphyllus, também conhecida por espargo-bravo-maior, é uma planta de caule e ramos verdes, com rizoma curto. Os caules são estriados, frequentemente papilosos e ásperos e com cladódios muito desiguais, fasciculados. As flores são pequenas, esverdeadas, distribuídas uma a três por nó, misturadas com os cladódios. A floração ocorre entre junho e outubro. As bagas são pretas, contendo uma a três sementes, pruinosas em novas. A corruda-maior é uma espécie espontânea em Portugal, encontrando-se do Minho ao Algarve.
A corruda-menor, Asparagus acutifolius, também conhecida por espargo-bravo-menor, é uma planta de caule esbranquiçado ou acizentado, com cladódios subiguais fasciculados, com rizoma curto e ramificado. Os caules e ramos são estriados e papilosos. As flores são verdes ou amarelas, distribuídas duas a quatro por nó, misturadas com os cladódios. A floração ocorre entre entre março e julho. As bagas são pretas, contendo uma a duas sementes, pruinosas em novas. Esta espécie encontra-se em Portugal deste Trás-os-Montes ao Algarve.
As corrudas ocorrem em terrenos incultos e matos.
Como referenciar: corruda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:09:49]. Disponível na Internet: