Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

corruda
favoritos

Designação comum de plantas arbustivas do género Asparagus e da família das Liliáceas.
As plantas do género Asparagus possuem caules com cladódios, fasciculados a fusiformes. As flores têm perianto campanulado a rodado, tepaloide. Os pedicelos são mais ou menos articulados e, geralmente, com bractéolas na base. Os frutos são bagas globosas.
A corruda-maior, Asparagus aphyllus, também conhecida por espargo-bravo-maior, é uma planta de caule e ramos verdes, com rizoma curto. Os caules são estriados, frequentemente papilosos e ásperos e com cladódios muito desiguais, fasciculados. As flores são pequenas, esverdeadas, distribuídas uma a três por nó, misturadas com os cladódios. A floração ocorre entre junho e outubro. As bagas são pretas, contendo uma a três sementes, pruinosas em novas. A corruda-maior é uma espécie espontânea em Portugal, encontrando-se do Minho ao Algarve.
A corruda-menor, Asparagus acutifolius, também conhecida por espargo-bravo-menor, é uma planta de caule esbranquiçado ou acizentado, com cladódios subiguais fasciculados, com rizoma curto e ramificado. Os caules e ramos são estriados e papilosos. As flores são verdes ou amarelas, distribuídas duas a quatro por nó, misturadas com os cladódios. A floração ocorre entre entre março e julho. As bagas são pretas, contendo uma a duas sementes, pruinosas em novas. Esta espécie encontra-se em Portugal deste Trás-os-Montes ao Algarve.
As corrudas ocorrem em terrenos incultos e matos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
corruda na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$corruda [visualizado em 2025-07-08 12:08:20].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix