Costa do Ouro

A Costa do Ouro ou Costa da Mina, conforme foi inicialmente denominada, foi descoberta pelo mercador Fernão Lopes, encarregue pela coroa de Portugal de descobrir cem léguas de costa por ano em troca do monopólio do comércio da Guiné. Terão sido, portanto, dois dos seus homens a chegar a Sama em 1471, sendo a partir de então a região comercialmente explorada por Portugal.
Desta zona exportou-se inicialmente ouro e posteriormente mão de obra escrava, esta sobretudo para o Brasil, para o trabalho das imensas plantações.
A riqueza que fluía pelo território costeiro da Mina atraiu a atenção de outras nações, entre as quais a inglesa, a dinamarquesa e a francesa, intensificando-se a concorrência a partir do século XVI e superando o monopólio português em meados do século. A conquista da fortaleza de São Jorge da Mina em 1637 pelos holandeses foi um dos factos que, finalmente, provocaram a diminuição drástica do comércio português na costa.
Como referenciar: Costa do Ouro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 10:26:56]. Disponível na Internet: