Costa do Ouro
A Costa do Ouro ou Costa da Mina, conforme foi inicialmente denominada, foi descoberta pelo mercador Fernão Lopes, encarregue pela coroa de Portugal de descobrir cem léguas de costa por ano em troca do monopólio do comércio da Guiné.
Terão sido, portanto, dois dos seus homens a chegar a Sama em 1471, sendo a partir de então a região comercialmente explorada por Portugal.
Desta zona exportou-se inicialmente ouro e posteriormente mão de obra escrava, esta sobretudo para o Brasil, para o trabalho das imensas plantações.
A riqueza que fluía pelo território costeiro da Mina atraiu a atenção de outras nações, entre as quais a inglesa, a dinamarquesa e a francesa, intensificando-se a concorrência a partir do século XVI e superando o monopólio português em meados do século.
A conquista da fortaleza de São Jorge da Mina em 1637 pelos holandeses foi um dos factos que, finalmente, provocaram a diminuição drástica do comércio português na costa.
-
São Jorge da MinaFeitoria portuguesa no Golfo da Guiné, constituída por uma fortaleza e uma povoação, fundada em 1482...
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
GuinéGeografia País da África Ocidental, oficialmente designado por República da Guiné. É banhado pelo oc...
-
Fernão LopesSão escassos os dados biográficos conhecidos sobre Fernão Lopes. Os testemunhos documentais de que d...
-
Casa de BragançaA origem da Casa de Bragança situa-se em 1401, data do casamento de D. Afonso, filho ilegítimo de D.
-
Colonização do BrasilOficialmente descoberto pela expedição de Pedro Álvares Cabral em 1500, o Brasil só começou a ser ex
-
BelfastadaO nome Belfastada designa um dos movimentos revolucionários portuenses contra D. Miguel, ocorridos a
-
BérrioNome de uma das caravelas da armada de Vasco da Gama que, em 1497-1498, efetuou a descoberta do cami
-
Capitanias BrasileirasO sistema de capitanias serviu para promover e organizar o povoamento inicial do território brasilei