Derek Walcott

Escritor britânico de etnia crioula, Derek Alton Walcott nasceu a 23 de janeiro de 1930 em Castries, uma localidade de Santa Lúcia, uma pequena ilha situada no Mar das Caraíbas. Oriundo de uma família de escravos, o seu pai era um aguarelista notívago e irresponsável, que acabou por falecer quando Derek era ainda uma criança. A mãe, uma professora na escola metodista local, de espírito lutador, conseguiu apesar de tudo providenciar uma boa educação aos seus dois filhos gémeos, Derek e Roderick.
Encorajado desde muito cedo a cultivar a poesia, Derek Walcott estreou-se ele próprio como poeta aos dezoito anos de idade, com a publicação de Twenty Five Poems (1948), numa edição limitada financiada pela sua mãe.
Após ter concluído os seus estudos propedêuticos no St. Mary's College, Derek Walcott abandonou a sua terra natal, ao ser admitido com uma bolsa de estudos na Universidade das Índias Orientais, sediada na vizinha Jamaica. A partir de 1953, e até 1957, Walcott foi professor em várias escolas das Caraíbas, dando depois início a uma carreira no domínio do jornalismo. Conseguiu estabelecer-se como poeta em 1964, ao publicar In A Green Night - Poems 1948-1960, obra em procura fundamentar uma cultura essencialmente caraíba. Castaway (1965) e The Gulf (1969) foram também caracterizados pela tentativa de encontrar uma identidade particular na confluência entre os testemunhos genéticos europeus, africanos e asiáticos. Em 1973 publicou um poema autobiográfico intitulado Another Life.
Após ter estudado teatro em Nova Iorque, levou à cena peças como Ti-Jean And His Brothers (1958), Dream On Monkey Mountain (1967) e Pantomine (1978). Procurando dinamizar a vida cultural nas Caraíbas, fundou também o Trinidad Theatre Workshop no ano de 1959.
Nomeado professor de Literatura, Poesia e Escrita de Criação pela Universidade de Boston, Derek Walcott passou a repartir o seu tempo entre os Estados Unidos da América e Trinidad e Tobago.
Derek Walcott foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1992.
Como referenciar: Derek Walcott in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 00:01:17]. Disponível na Internet: