Derito


Cantor e guitarrista angolano, Hélder Tavares nasceu em 1966, em Benguela. Nascido numa comunidade rural muito pobre, a infância não foi fácil para o jovem Hélder, obrigado a trabalhar desde tenra idade. A paixão pela música estava-lhe no sangue africano e iniciaria a sua carreira em 1977 com atuações esporádicas em alguns clubes e bares angolanos, primeiro em Benguela, depois em Luanda, a capital do país. O guitarrista-cantor foi gradualmente cativando a atenção do público para as suas canções de puro espírito africano.

O primeiro registo, Saudade, chegaria ao circuito comercial em 1995 e seria o mais bem-sucedido da sua carreira em Angola, numa fase em que Derito ponderava emigrar para Portugal, no sentido de dar outro impulso à sua carreira.

Radicando-se em Lisboa, o músico angolano manteria uma intensa atividade de palco, em Portugal e por toda a Europa, especialmente no Reino Unido. Por altura da comemoração dos trinta anos da independência de Angola, apresentou-se num grandioso espetáculo em Londres.

Por ocasião do Mundial de Futebol de 2006, foi escolhido para representar o seu país na edição discográfica alusiva ao certame futebolístico e o single "Palancas Negras", dedicado à debutante seleção angolana, seria considerado o melhor da compilação de intérpretes dos vários países em prova.

Discografia

1995, Saudades
1996, Álison
2004, Discernimento
2016, Best Of
Como referenciar: Derito in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 12:32:28]. Disponível na Internet: