Dionísio Castro

Atleta português, Dionísio Castro nasceu a 22 de novembro de 1963, no concelho de Guimarães. Oriundos de uma família de oito irmãos, Dionísio e o seu irmão gémeo Domingos cedo começaram a ganhar notoriedade na prática do atletismo.
As prestações dos dois gémeos despertaram o interesse do Sporting Clube de Portugal e, em 1984, Dionísio e o seu irmão Domingos, então com 21 anos, assinaram um contrato profissional com o clube, treinado pelo técnico Mário Maria Pereira. A ascensão de Dionísio Castro verificou-se logo na primeira época ao serviço do clube lisboeta, colocando-se entre os melhores atletas de fundo em Portugal. Dois anos mais tarde, em 1986, subiu para o escalão de categoria internacional, melhorando sucessivamente os seus recordes pessoais nas provas de 5000 e 10 000 metros.
Além das prestações na prova de pista, destacou-se também nas provas de corta-mato, onde conseguiu o título de campeão nacional em 1987.
A sua carreira teve os seus pontos altos no início da década de 90, quando bateu o recorde do mundo da prova de 20 quilómetros em estrada, na localidade francesa de La Fléche, com o tempo de 57m18s, juntando o seu nome aos de Carlos Lopes e Fernando Mamede, como os atletas portugueses masculinos que já bateram recordes mundiais em provas de meio fundo e fundo, em atletismo.
Como referenciar: Dionísio Castro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 19:24:23]. Disponível na Internet: