E. Annie Proulx

Escritora norte-americana, nascida a 22 de agosto de 1935, em Northwich, no estado do Connecticut, atingiu a consagração com o romance The Shipping News, editado em 1993, e com o qual ganhou o prémio Pulitzer de ficção.
E. Annie Proulx licenciou-se em Arte, na Universidade de Vermont, e aos 40 anos abandonou um doutoramento para se dedicar a uma carreira de jornalista freelancer.
Trabalhou em diversos jornais (chegou a lançar um pequeno jornal em Vermont) mas, como sentia algumas dificuldades financeiras para criar três filhos, em meados da década de 80 começou a escrever contos para semanários. A maioria dos seus trabalhos de ficção eram publicados numa revista masculina de caça e pesca. O editor desta revista pretendia que Annie assinasse as histórias com um pseudónimo masculino mas ela recusou. Por fim, entenderam-se e ela passou a assinar E. Annie Proulx. Um editor da revista Esquire acabou por ser o responsável, em 1987, pela edição do seu primeiro livro, uma compilação de contos intitulada Heart Songs and Other Stories.
Em 1993, lançou o seu primeiro romance, Postcards, com o qual viria a ganhar o Prémio Pen/Faulkner, tendo sido a primeira mulher a alcançar tal feito.
No ano seguinte, lançou o seu romance de consagração, The Shipping News (que foi editado com o mesmo nome em Portugal, em 2006), e graças ao qual recebeu o prémio Pulitzer de ficção, assim como o National Book Award, ambos dos Estados Unidos da América. Este livro deu origem a um filme com o mesmo título, realizado em 2001 por Lasse Halström e com interpretações de Kevin Spacey e Julianne Moore.
Entretanto, em 1999, Proulx havia regressado aos contos com a publicação de uma nova coletânea de pequenas histórias intitulada Close Range. Entre os contos escolhidos figura Brokeback Mountain, um texto original de 1997 que viria dar origem, em 2005, ao filme O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Este filme foi um grande sucesso de crítica e bilheteira em todo mundo e esteve em destaque na noite dos Óscares de Hollywood.
O êxito do filme, aliado ao de The Shipping News, transformou E. Annie Proulx numa escritora reconhecida em todo o mundo.
Como referenciar: E. Annie Proulx in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 08:28:16]. Disponível na Internet: