Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro

A estilista Eduarda Abbondanza nasceu em 1962, em Lisboa. O também estilista Mário Matos Ribeiro nasceu em Angola, mas veio morar para Portugal. Ambos estudaram e concluíram o curso de estilismo de moda do CITEM, em Lisboa, tendo os dois estagiado no atelier da consagrada Ana Salazar. Em 1984, no final do curso, uniram-se a nível de trabalho e participaram no stand Novos Talentos, da Intermoda, feira de moda realizada em Lisboa. A dupla foi convidada para ilustrar o catálogo de tendências dessa edição do salão.
Entre 1984 e 1989, Abbondanza e Matos Ribeiro efetuaram muitos trabalhos individuais, nas áreas da moda, cinema e teatro. Integraram os dois a delegação portuguesa à Bienal de Jovens Criadores do Mediterrâneo, que teve lugar na cidade espanhola de Barcelona. Trabalhando em parceria fizeram os figurinos de "O Lagarto do Âmbar", uma produção da Fundação Calouste Gulbenkian, e coordenaram o guarda-roupa da bailarina norte-americana Ann Papoulis, nas peças que esta interpretou a solo no XX Dance Festival, em Bruxelas, na Bélgica.
Entretanto, Mário Matos Ribeiro abriu uma loja no Bairro Alto, enquanto Abbondanza se dividia entre Lisboa e Milão, em Itália. No ano de 1989 Abbondanza e Matos Ribeiro iniciaram definitivamente uma carreira conjunta através da apresentação da coleção Outono-Inverno 89/90. A loja do Bairro Alto passou a designar-se Abbondanza/Matos Ribeiro. Em 1990, projetaram e confecionaram as togas para a Universidade Aberta de Lisboa. No ano seguinte, a convite do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Lisboa, lançaram o projeto que mais fama lhes trouxe: o Moda Lisboa. Este evento foi criado para mostrar a criatividade da moda portuguesa, constando de dois desfiles anuais. Ao mesmo tempo, foi organizado um concurso destinado a promover novos valores do estilismo português.
A dupla, contudo, continuou a criar vestuário e ainda em 1991 apresentaram a coleção Outono-Inverno em Granada, na Espanha. Também estiveram presentes em Düsseldorf, na Alemanha, e em Múrcia, Espanha. Em outubro desse ano peças suas marcaram presença na Exposição Portuguesa de Moda que teve lugar na Europália, em Bruxelas.
Entretanto, continuaram a organizar o Moda Lisboa, que teve uma interrupção entre 1993 e 1996. Neste último ano, foi criada a Associação Moda Lisboa e o evento regressou, acrescentando à moda, a fotografia, a ilustração e multimédia, entre outras áreas.
A partir de 2000, o Moda Lisboa passou a apostar principalmente no apoio, promoção e incentivo aos criadores.
Em janeiro de 2001, Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro inauguraram na capital a loja ModaLisboa Design destinada a divulgar e comercializar designers de moda nacionais. Os produtos à venda vão da roupa, a objetos de casa, discos, livros e revistas.
Como referenciar: Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:07:58]. Disponível na Internet: