Eileen Collins

Astronauta e comandante norte-americana, Eileen Marie Collins nasceu a 19 de novembro de 1956, em Elmira, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Realizados os estudos secundários, ganhou uma bolsa de estudo para a Universidade de Syracuse, tendo obtido o bacharelato em Matemática e Economia (1978). Em 1986, concluiu o seu master em Investigação Operacional pela Universidade de Stanford e, em 1989, o master em Gestão de Sistemas Espaciais pela Universidade de Webster.
Quanto à sua formação militar, recebeu instrução para piloto militar na base aérea de Vance, em Oklahoma e, posteriormente, foi instrutora de voo do modelo T-38 naquela mesma base, até 1982. Entre 1983 e 1985, foi comandante de aeronaves, modelo C-141, e instrutora de pilotos na base aérea Travis, na Califórnia. Em seguida, estudou no Instituto de Tecnologia da Força Aérea e, depois, tornou-se professora assistente de Matemática da Academia da Força Aérea do Colorado. Em 1990, foi designada para o corpo de astronautas da NASA. Em fevereiro de 1995, tornou-se na primeira mulher piloto ao realizar a sua primeira missão espacial a bordo do Discovery (STS-63), vaivém norte-americano que se aproximou da estação espacial Mir, chegando a cerca de 10 metros de distância do complexo orbital.
Em 1999, Eileen Collins voltou a destacar-se na história astronáutica ao ser a primeira mulher comandante a bordo do vaivém espacial Columbia (STS-93), numa missão de 5 dias que permitiu colocar em órbita o Equipamento para Astrofísica Avançada de Raio X (Advanced X-ray Astrophysics Facility System - AXAF), um satélite desenvolvido pela NASA, que possibilitou aos cientistas estudarem fenómenos estranhos, como a explosão de estrelas ou buracos negros.
A tenente-coronel Eileen Collins recebeu algumas distinções, como a Defense Superior Service Medal, pelo Serviço Meritório da Força Aérea e a Space Flight Medal da NASA, entre outras.
Como referenciar: Eileen Collins in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 23:16:35]. Disponível na Internet: