Eleanor Hibbert

Escritora inglesa, Eleanor Alice Hibbert nasceu a 1 de setembro de 1906, em Londres. Filha de um estivador apaixonado pela leitura, Joe Burford, começou a trabalhar aos dezasseis como dactilógrafa e avaliadora numa joalharia, onde teria conhecido George Percival Hibbert, industrial de marroquinaria, na altura casado e com dois filhos. Em 1920, George acabaria por casar em segundas núpcias, ao fim de quinze anos de concubinato, com Eleanor, que tomaria, portanto, o apelido Hibbert.
Trabalhando sete dias por semana, cinco horas por dia, Hibbert começaria a escrever. Após nove volumosos romances inspirados em autores como Charles Dickens, Leão Tolstoi ou Victor Hugo, e que seriam resguardados da voracidade dos leitores, escreveu contos para a imprensa, até a sua carreira ter sido redirecionada pela opinião do editor literário do Daily Mail. Aconselhou a autora a tornar-se mais vendável, e a procurar um estilo mais romântico. Sob o nome de solteira, Eleanor Burford, que utilizou até 1962, publicou obras como Daughter of Anna (1941), Passionate Witness (1941), The Married Lover (1942) e When The Entire World Is Young (1943).
Hibbert publicou sob muitos pseudónimos, tornando-se mais e mais popular a cada nova publicação. Ellalice Tate, Elbur Ford e Kathleen Kellow são exemplos da prolificação da autora. Utilizou também os nomes: Jean Plaidy, com o qual publicou Together They Ride (1945) e mais de noventa romances históricos; Victoria Holt, que utilizou em romances góticos como Mistress of Mellyn (1960) ou The Black Opal, publicado postumamente em 1993. No início da década de 70, Hibbert começou a série de romances St. Bruno, com The Miracle of St.Bruno's, publicados sob o pseudónimo de Philippa Carr.
Como era hábito seu fazer um cruzeiro pelo inverno, Eleanor Hibbert veio a falecer a bordo de um navio, rumando de Atenas a Port Said, no Egito, a 18 de janeiro de 1993.
Como referenciar: Eleanor Hibbert in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:13:09]. Disponível na Internet: