Eleanor Maccoby

Psicóloga norte-americana, Eleanor Emmons Maccoby nasceu a 15 de maio de 1917, em Tacoma, no estado de Washington, .
Maccoby obteve o bacharelato de ciências (B.S.), em Psicologia, na Universidade de Washington, o mestrado, em 1949, e o doutoramento na área da psicologia experimental, ambos na Universidade de Michigan. Durante algum tempo, trabalhou com o psicólogo Skinner. Depois, como investigadora em Harvard, debruçou-se sobre as práticas educativas na criança e o impacto da televisão nas vidas das famílias, sobretudo, nas crianças. Posteriormente, mudou-se para a Universidade de Stanford, onde foi professora associada. Partindo da teoria do desenvolvimento cognitivo, a investigação de Maccoby centrou-se principalmente na sociabilização das crianças, no desenvolvimento da mudança de personalidade e de comportamento, nas relações dos casais, após o divórcio, e nas interações pais-filhos. A psicóloga considerava que a influência parental não era primordial na socialização da criança para determinado papel de género e para preferências marcadas pelo sexo. Analisou também as diferenças entre raparigas e rapazes, a nível emocional, cognitivo e comportamental.
Maccoby publicou vários artigos e livros dos quais se destacam Readings for Social Psychology (1956), The Psychology of Sex Differences (1974), Sex Differentiation During Childhood Development (1979), Social Development (1989), The Two Sexes (1998). Colaborou também com diversas organizações, tendo sido Presidente da Associação Ocidental de Psicologia, entre 1974 e 1975, e Presidente do Conselho Diretivo da Sociedade para a Investigação do Desenvolvimento da Criança, entre 1981 e 1983.
Recebeu vários prémios e condecorações, tais como o Gores Award for Excellence in Teaching (1981), Gordon Stanley Hall Award (1982), Lifetime Achievement Award (1996). A Associação Americana de Psicologia criou o Prémio Eleanor Maccoby a atribuir a autor de obra importante na área da psicologia do desenvolvimento.
Como referenciar: Eleanor Maccoby in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:11:30]. Disponível na Internet: