Estados Federados da Micronésia

Geografia
República situada na parte ocidental do oceano Pacífico que compreende 607 ilhas, a quase totalidade das ilhas Carolinas. A capital, Palikir, situa-se na ilha de Pohnpei. Administrativamente, o país encontra-se dividido em quatro estados: Yap, Chuuk, Pohnpei e Kosrae. As principais cidades são Weno, com 24 800 habitantes (2004), Kolonia (6400 hab.) e Tol (10 800 hab.).

Clima O país apresenta um clima tropical, quente e húmido, ao longo do ano.

Economia
Além da ajuda norte-americana, as principais receitas do país provêm da pesca e da produção de copra. O turismo, apesar das suas potencialidades (paisagem natural intacta, equilíbrio ecológico, belas praias, etc.), encontra-se ainda largamente por desenvolver. Os principais parceiros comerciais dos Estados Federados da Micronésia são os Estados Unidos da América, o Japão e a Austrália.

População
A população é de 108 004 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 153,99 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 24,68%o e 4,75%o. A esperança média de vida é de 70,05 anos. Os grupos étnicos mais representativos correspondem aos naturais dos estados de Chuuk (47%), Pohnpei (24%), Kosrae (7%) e Yap (5%). Os católicos, com 53%, e os protestantes, com 47%, são os grupos religiosos presentes no país. O inglês e as línguas nativas são as dominantes no conjunto das ilhas.

História
As ilhas foram colonizadas pela Espanha no século XVII e conquistadas pelos alemães em 1898. Os japoneses ocuparam o território durante a Primeira Guerra Mundial, sendo depois afastados pelas tropas dos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, passou a ser tutelado pelos Estados Unidos e designado Território das Nações Unidas nas Ilhas do Pacífico. A Constituição dos Estados Federados, aprovada em 1979, estabeleceu formalmente a autonomia, que contudo não deixa de passar por uma dependência muito acentuada (nos planos económico, político e de segurança) do país face aos EUA. Os Estados Federados da Micronésia foram admitidos nas Nações Unidas em 1991.
A estrutura política e administrativa é encabeçada por um presidente e um vice-presidente. Há ainda um Congresso, formado por 14 membros.

Como referenciar: Estados Federados da Micronésia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 20:14:03]. Disponível na Internet: