Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Estados Federados da Micronésia
favoritos

Geografia
República situada na parte ocidental do oceano Pacífico que compreende 607 ilhas, a quase totalidade das ilhas Carolinas. A capital, Palikir, situa-se na ilha de Pohnpei. Administrativamente, o país encontra-se dividido em quatro estados: Yap, Chuuk, Pohnpei e Kosrae. As principais cidades são Weno, com 24 800 habitantes (2004), Kolonia (6400 hab.) e Tol (10 800 hab.).
Clima
Bandeira dos Estados Federados da Micronésia
O país apresenta um clima tropical, quente e húmido, ao longo do ano.
Economia
Além da ajuda norte-americana, as principais receitas do país provêm da pesca e da produção de copra. O turismo, apesar das suas potencialidades (paisagem natural intacta, equilíbrio ecológico, belas praias, etc.), encontra-se ainda largamente por desenvolver. Os principais parceiros comerciais dos Estados Federados da Micronésia são os Estados Unidos da América, o Japão e a Austrália.
População
A população é de 108 004 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 153,99 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 24,68%o e 4,75%o. A esperança média de vida é de 70,05 anos. Os grupos étnicos mais representativos correspondem aos naturais dos estados de Chuuk (47%), Pohnpei (24%), Kosrae (7%) e Yap (5%). Os católicos, com 53%, e os protestantes, com 47%, são os grupos religiosos presentes no país. O inglês e as línguas nativas são as dominantes no conjunto das ilhas.
História
As ilhas foram colonizadas pela Espanha no século XVII e conquistadas pelos alemães em 1898. Os japoneses ocuparam o território durante a Primeira Guerra Mundial, sendo depois afastados pelas tropas dos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, passou a ser tutelado pelos Estados Unidos e designado Território das Nações Unidas nas Ilhas do Pacífico. A Constituição dos Estados Federados, aprovada em 1979, estabeleceu formalmente a autonomia, que contudo não deixa de passar por uma dependência muito acentuada (nos planos económico, político e de segurança) do país face aos EUA. Os Estados Federados da Micronésia foram admitidos nas Nações Unidas em 1991.
A estrutura política e administrativa é encabeçada por um presidente e um vice-presidente. Há ainda um Congresso, formado por 14 membros.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Estados Federados da Micronésia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$estados-federados-da-micronesia [visualizado em 2025-07-19 13:07:22].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix