Eva Herzigova

Manequim checa, nasceu a 10 de março de 1973, no norte da antiga Checoslováquia, no seio de uma família que prezava o trabalho duro. Aos 16 anos, aproveitando uma visita com os pais a Praga, participou num concurso de manequins realizado pela agência francesa Metropolitan. Curiosamente, na sua juventude, a modelo checa nunca pensou em fazer carreira na moda e dedicava-se bastante ao desporto. Acabou por vencer e, meio ano depois, já estava em Paris para dar início a uma bem sucedida carreira como manequim internacional, onde ganhou mais fama nas revistas de moda do que nas passerelles.
Os primeiros tempos em França foram bastante difíceis porque a jovem checa nunca tinha frequentado aulas em escolas de moda nem tinha experiência no ramo. Aliás, Eva Herzigova chegou a Paris sem poder levar consigo um currículo onde figurassem trabalhos publicados no seu país natal, pois era uma perfeita desconhecida. Para além disso, não gostava de sessões de fotografia, onde toda a gente ficava horas à volta dela. No entanto, com o passar do tempo, a situação inverteu-se por completo e adaptou-se perfeitamente às sessões de fotografia, que preferia aos shows de moda.
A imagem de Eva acabou por ser associada à da atriz norte-americana Marilyn Monroe, um pouco como aconteceu com Claudia Schiffer, manequim que, em 1992, substituiu como rosto da Guess?. Esta associação à marca de roupa Guess? tornou-a conhecida em todo o mundo. Pouco tempo depois, fez a capa da revista Elle e assinou contrato com a casa de lingerie Wonderbra, onde também passou a ser a cara da empresa, o que transformou Eva, definitivamente, numa das mais conceituadas manequins internacionais.
Com a ambição de fazer carreira no cinema, estreou-se, em 1995, num filme francês, Os Anjos da Guarda, onde contracena com o conceituado ator gaulês Gerard Depardieu.
Como referenciar: Eva Herzigova in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 09:58:03]. Disponível na Internet: