Francisca

Filme realizado por Manoel de Oliveira, com argumento do próprio, procedente de uma adaptação do romance de Agustina Bessa-Luís Fanny Owen. Foi produzido pela V. O. Filmes de Paulo Branco, e contou com fotografia de Elso Roque e música de João Paes. Teresa Meneses, Diogo Dória, Mário Barroso, Rui Mendes, Sílvia Rato, Glória de Matos, Lia Gama, Teresa Madruga, João Guedes e Laura Soveral, entre outros, representaram as personagens do drama, que se desenvolve ao longo de 2h e 46m. A película estreou em 1981.
A ação passa-se no ano de 1854 e revela uma história cíclica de amores frustrados. Conta a relação de amizade de Camilo Castelo Branco com o morgado José Augusto Pinto de Magalhães, bem como o desenrolar do casamento deste último com Francisca. As cenas representam as fases sucessivas da ligação atribulada do casal. O drama reveste-se de um certo cinismo próprio da burguesia decadente da época.
Prevalece também aqui o fascínio de Manoel de Oliveira pelo olhar introspetivo das coisas e das pessoas, dando-lhes um aspeto plástico e uma atitude teatral. Para o efeito, utiliza a câmara fixa, desenrolando um jogo de imagens e de planos que não deixam de dar a sensação de movimento.
Como referenciar: Francisca in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 18:38:52]. Disponível na Internet: