Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Francisca
favoritos

Filme realizado por Manoel de Oliveira, com argumento do próprio, procedente de uma adaptação do romance de Agustina Bessa-Luís Fanny Owen. Foi produzido pela V. O. Filmes de Paulo Branco, e contou com fotografia de Elso Roque e música de João Paes. Teresa Meneses, Diogo Dória, Mário Barroso, Rui Mendes, Sílvia Rato, Glória de Matos, Lia Gama, Teresa Madruga, João Guedes e Laura Soveral, entre outros, representaram as personagens do drama, que se desenvolve ao longo de 2h e 46m. A película estreou em 1981.
A ação passa-se no ano de 1854 e revela uma história cíclica de amores frustrados. Conta a relação de amizade de Camilo Castelo Branco com o morgado José Augusto Pinto de Magalhães, bem como o desenrolar do casamento deste último com Francisca. As cenas representam as fases sucessivas da ligação atribulada do casal. O drama reveste-se de um certo cinismo próprio da burguesia decadente da época.
Prevalece também aqui o fascínio de Manoel de Oliveira pelo olhar introspetivo das coisas e das pessoas, dando-lhes um aspeto plástico e uma atitude teatral. Para o efeito, utiliza a câmara fixa, desenrolando um jogo de imagens e de planos que não deixam de dar a sensação de movimento.
Agustina Bessa-Luís, autora de algumas obras adaptadas ao cinema, como, por exemplo, "Fanny Owen" e "Vale Abraão"
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Francisca na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$francisca [visualizado em 2025-06-13 18:34:54].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac