Friends

Série de televisão norte-americana criada por David Crane e Marta Kauffman em 1994, Friends foi interpretada por Jennifer Aniston, Courteney Cox Arquette, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer, entre outros. Exibida pelo canal NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, foi composta no total por 236 episódios divididos em 10 temporadas.
A "sitcom" acompanha a vida de seis amigos nova-iorquinos: a mimada Rachel Green (Jennifer Aniston), a chefe de cozinha com a mania das limpezas Monica Geller (Courteney Cox Arquette), o inseguro e eterno infeliz no amor Chandler Bing (Matthew Perry), o ignorante e tarado por sexo Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), o paleontólogo três vezes divorciado Ross Geller (David Schwimmer) e a massagista e aspirante a cantora Phoebe Buffay (Lisa Kudrow). A história inicia-se com Rachel acabada de abandonar o seu noivo, mudando-se para o apartamento da sua amiga de infância Monica, que é contíguo ao de Chandler e Joey. Estes dão-se com Ross (recém-divorciado da sua mulher lésbica), irmão de Monica, e com Phoebe, antiga colega de quarto de Monica. A ação passa-se nos apartamentos de Monica, de Chandler e Joey e no café Central Perk. Rachel acaba por recusar o dinheiro do pai, começando a trabalhar como empregada de um café e evoluindo mais tarde para outras funções. Monica consegue tornar-se chefe principal de um conceituado restaurante após uma intensa procura pelo sucesso. Chandler inicia uma carreira na publicidade após uma crise de meia-idade. A carreira de Joey estabiliza com um papel regular numa telenovela. Ross torna-se professor. Phoebe ganha a vida como cantora, compositora e massagista. Um assunto constante na série foi a relação amorosa entre Ross e Rachel, iniciada e acabada por diversas vezes. Nas últimas temporadas também se desenvolveu um caso amoroso entre Chandler e Monica.
O sucesso da série foi enorme, particularmente nos EUA, possuindo grandes repercussões culturais e sociais. O último episódio da série foi o segundo programa mais visto do ano de 2004 nos EUA, com mais de 50 milhões de espectadores. Ao longo da série, surgiram diversas participações especiais de figuras bem conhecidas como Julia Roberts, Bruce Willis, George Clooney ou Brad Pitt.
Recebeu dezenas de prémios, entre os quais o Emmy de Melhor Série Cómica em 2002 e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Televisão de Comédia ou Musical (Jennifer Aniston).
Como referenciar: Friends in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-17 19:44:05]. Disponível na Internet: