Geomiídeos

Família de mamíferos roedores, constituída por 30 espécies, é um grupo exclusivo da zona neártica da América do Norte dos quais a espécie Geomys bursarius habita exclusivamente debaixo da terra. O corpo dos geomídeos está preparado para a atividade escavadora.
Os incisivos são fortes e com forma de enxada e os membros são providos de fortes garras, possuindo ainda formações pilosas que ajudam a compactar a terra dentro das galerias. Os olhos estão deslocados para a parte superior da cabeça, o que lhes permite observar o exterior sem quase aparecer á entrada da toca. Escavam tocas constituídas por um corredor principal, ramificado em pequenos túneis sem saída.
A atividade destes roedores subterrâneos tem um impacto significativamente benéfico na ecologia do seu habitat, pois promovem a remoção do solo. Os restos dos alimentos, as raízes, bolbos e caules, não utilizados decompõem-se enriquecendo o solo em matéria orgânica.
Habitam nos Estados Unidos da América.
Como referenciar: Porto Editora – Geomiídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 07:05:01]. Disponível em