Geomiídeos
Família de mamíferos roedores, constituída por 30 espécies, é um grupo exclusivo da zona neártica da América do Norte dos quais a espécie Geomys bursarius habita exclusivamente debaixo da terra. O corpo dos geomídeos está preparado para a atividade escavadora.
Os incisivos são fortes e com forma de enxada e os membros são providos de fortes garras, possuindo ainda formações pilosas que ajudam a compactar a terra dentro das galerias. Os olhos estão deslocados para a parte superior da cabeça, o que lhes permite observar o exterior sem quase aparecer á entrada da toca. Escavam tocas constituídas por um corredor principal, ramificado em pequenos túneis sem saída.
A atividade destes roedores subterrâneos tem um impacto significativamente benéfico na ecologia do seu habitat, pois promovem a remoção do solo. Os restos dos alimentos, as raízes, bolbos e caules, não utilizados decompõem-se enriquecendo o solo em matéria orgânica.
Habitam nos Estados Unidos da América.
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
pulgaAs pulgas comuns são insetos ápteros da ordem dos sifonápteros, da família dos Pulicídeos e do géner
-
pulsorreatorUm pulsorreator consiste num motor de reação que se distingue dos estatorreatores e dos turborreator
-
ptilocercíneosSubfamília da família dos Tupaiídeos e da ordem dos primatas, constituída por um único género Ptiloc
-
pulsaçãoOnda de dilatação que passa ao longo das artérias, provocada pela pressão que o sangue exerce sobre
-
pulsarO seu nome teve origem em pulsating stars (estrelas pulsantes) desde que em 1967 foi observado nos r
-
pterobranquiadosClasse de animais do subtipo dos hemicordados, constituída por três géneros e vinte espécies que viv
-
PsofiídeosFamília de aves, da ordem das gruiformes, constituída por três espécies que habitam nas florestas tr
-
ptármigaTambém conhecida por perdiz-nival, constitui um pequeno grupo de tetraonídeos, formado por três espé
-
publicidadeA publicidade é um conjunto de meios e técnicas cuja finalidade primeira é divulgar um serviço ou um