geração (sociologia)

Nas Ciências Sociais, e mesmo no âmbito de senso comum, o termo traduz, vulgarmente, a referência a um conjunto de indivíduos nascidos num mesmo tempo, que detêm uma experiência comum, e expressa uma determinada forma de encarar a vida e os seus problemas. A geração pode também ser entendida na base de um movimento cultural que emergiu em determinado momento da vida de uma sociedade, sem que isso tenha a ver com o tempo de nascimento daqueles que o representam. É com esse sentido que, por exemplo, se alude à geração de 70 por referência ao movimento literário português do século XIX. Mas, em termos mais concretos, cada geração distancia-se das que lhe estão chegadas - anterior e posterior - por um período de 20 anos. Diz-se, de forma consensual, que uma geração representa vinte anos e isso implica aceitarmos as diferenças que ela possa ter em relação a outras gerações, diferenças que, naturalmente, se traduzem em todos os domínios sociais e para as quais contribuem o progresso tecnológico, a escola, as transformações económicas e, em sentido lato, as transformações de toda uma sociedade. Por isso, as diferenças entre gerações, ao existirem, têm necessariamente uma relação com a sociedade em si e, mais do que isso, com a sua própria estrutura sociodemográfica. Hoje fala-se muito, nas sociedades desenvolvidas, em conflito de gerações como uma consequência do progressivo aumento da esperança média de vida nas idades mais avançadas: as distâncias de tempo que existem entre os jovens e os idosos é, nesta interpretação, um fator de desentendimento entre gerações, dadas as distâncias de valores e de universos socialmente apreendidos. Não é pacífica esta tese, tanto mais que, nas mesmas sociedades, nunca se deixou de valorizar, apesar de outro tipo de "concorrências", o papel, por exemplo, dos avós na educação dos netos e, por consequência, a sua importante ação enquanto transmissores de uma certa ideia da sociedade em que estão inseridos e dos valores que partilham.
Em termos analíticos, podemos ainda definir geração por um corte efetuado sobre um conjunto de pessoas nascidas em determinado período, coincidente, normalmente, com um ano civil.
Como referenciar: Porto Editora – geração (sociologia) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-23 12:08:32]. Disponível em