Gerard Butler

Ator escocês de ascendência irlandesa, Gerard James Butler nasceu a 13 de novembro de 1969 em Glasgow. Passou os seus primeiros anos de vida em Montreal, no Canadá, antes de a família retornar à Escócia, após o divórcio dos pais. Apaixonado pela representação, frequentava o cinema da sua área e convenceu a sua mãe a levá-lo a audições. Frequentou o Teatro Escocês para jovens e entrou na peça Oliver! no Teatro King, em Glasgow. Contudo, e para agradar à sua família que não via com bons olhos uma carreira como ator, acabou por estudar Direito na Universidade de Glasgow, onde se formou com excelentes notas, chegando mesmo a trabalhar durante dois anos numa firma para advogados. Sabendo que tinha feito a opção errada na sua profissão, e com o sonho de representação ainda vivo, acabou por deixar transparecer esse descontentamento, o que levou ao seu despedimento. Como consequência, aos 25 anos, mudou-se para Londres para tentar uma carreira de ator no teatro.
Enquanto trabalhava como assistente de casting na peça Coriolanus, no Teatro Mermaid, abordou o ator e encenador Steven Berkoff de forma a conseguir um pequeno papel, tendo Berkoff ficado impressionado, oferecendo-lhe uma pequena participação nesta peça.
Em 1996, obteve o papel de Mark Renton na adaptação ao palco do filme Trainspotting, que tinha sido interpretada no cinema por Ewan McGreggor. No cinema, estreou-se no filme Mrs. Brown (Sua Majestade, Mrs. Brown, 1997), realizado por John Madden, onde interpretou o papel de jovem irmão de Billy Connoly. A sua carreira no cinema continuou com pequenas participações em filmes como Tomorrow Never Dies (007 - O Amanhã Nunca Morre, 1997), com Pierce Brosnan no papel de James Bond; e o filme de aventuras Tale of the Mummy (O Enigma da Múmia, 1998), realizado por Russell Mulcahy. No ano seguinte, protagonizou o filme One More Kiss e, em 2000, participou no drama de guerra Harrison's Flowers (As Flores de Harrison). Tornou-se porém um ator a ter em conta com os seus dois papéis seguintes: em 2000 fez de Drácula no filme de terror Dracula 2000, de Wes Craven e, em 2001, teve outra grande oportunidade de carreira ao interpretar o papel de Átila, o Huno, no telefilme norte-americano Attila. Depois disso entrou em Reign of Fire (Reino de Fogo, 2002), protagonizado por Christian Bale, e foi Terry Sheridan em Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life (Lara Croft Tomb Raider - O Berço da Vida, 2003), ao lado de Angelina Jolie. Mas foi com a sua interpretação do arqueologista Andre Marek no filme Timeline (2003), uma adaptação do best-seller de Michael Crichton por Richard Donner, que Butler obteve o reconhecimento da crítica e do público.
Em 2004, chamou a atenção do público internacional ao fazer de fantasma da ópera no musical realizado por Joel Schumacher The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera), adaptação da famosa peça de Andrew Lloyd Webber. Em 2005, destaque para as suas participações em The Game of their Lives e Beowulf & Grendel.

Como referenciar: Gerard Butler in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-11 02:03:17]. Disponível na Internet: