Golfo Pérsico

Braço de mar do oceano Índico situado entre a Península Arábica e o Sudoeste do Irão. Abrange uma área de 239 600 km2 compreendida entre a foz dos rios Tigre e Eufrates (Chatt al-Arab) e o estreito de Ormuz e o golfo de Omã, num comprimento de 990 km, variando a sua largura entre os 55 e os 340 km. Esta extensão do oceano Índico banha o Irão, os Emirados Árabes Unidos, Omã, a Arábia Saudita e o Qatar, o Koweit e o Iraque, bem como a ilha do Bahrein.
A profundidade no golfo Pérsico raramente ultrapassa os 90 metros, encontrando-se o ponto mais profundo no Sudeste, com 110 metros. Por outro lado, regista-se um elevado nível de salinidade nas águas do golfo Pérsico derivado do facto de os rios Tigre, Eufrates e Karun se constituírem como fracos afluentes.
O golfo Pérsico é de grande relevância económica para a região - a qual é responsável por 1/4 da produção mundial de petróleo -, já que constitui a via de transporte por excelência para os grandes petroleiros provenientes dos países vizinhos.
Como referenciar: Golfo Pérsico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 16:27:38]. Disponível na Internet: