Guilherme I

Duque da Normandia que se tornou rei de Inglaterra em 1066. Nasceu em 1028, em Falaise, na Normandia, e morreu em 1087, em Rouen. Foi um dos maiores soldados e governantes da Idade Média. Ficou conhecido como "o Conquistador", por ter conquistado a Grã-Bretanha.
Desde muito cedo que William começou a ser respeitado e temido pelos seus rivais, por se revelar excelente caçador, ótimo soldado, cruel e déspota. Embora não fosse educado, era extremamente inteligente e perspicaz. A partir de 1047, passou a participar em acontecimentos exteriores ao seu ducado, a serviço do rei Henry. Entre 1054 e 1060, posicionou-se contra a aliança entre o rei Henry e Geoffrey Martel de Anjou, que acabaram por morrer em 1060. O trono foi entregue a Edward, que apenas reinou até 1066, ano em que morreu. O cunhado, Harold, foi aceite como rei pelos ingleses mais poderosos. William decidiu-se pela guerra.
O irmão de Harold, que se encontrava exilado, atacou a Inglaterra de surpresa e, alguns meses depois, uniu-se a Harald III, rei da Noruega, na invasão à costa da Northumbria. William reuniu o seu exército e partiu para a Batalha de Hastings. Conseguiu matar todos os irmãos de Harold e destronar o rei. Tinha acabado de conquistar a Inglaterra. No dia de Natal de 1066, William foi coroado rei de Inglaterra, na Abadia de Westminster e, desde então, ficou conhecido como Guilherme I "o Conquistador".
Como referenciar: Guilherme I in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 01:45:31]. Disponível na Internet: