Hamburgo SV

Clube de futebol alemão, o Hamburgo SV foi fundado a 1 de junho de 1919, resultando da fusão de três formações, a mais antiga das quais o Sport-Club Germania.
Em 1922 o clube conquistou o seu primeiro grande triunfo, ao derrotar na final do então Campeonato da Alemanha o Nuremberga. No entanto, como esta equipa, durante o jogo, ficou sem quatro jogadores devido a lesões, o Hamburgo não aceitou receber o título. Assim, o primeiro campeonato oficialmente ganho pelo Hamburgo só surgiu na temporada seguinte, em 1922/1923. Ainda nessa década conquistou mais um campeonato, na época 1927/28.
Até ao início da Segunda Guerra Mundial, apesar de não ter conquistado mais títulos, o Hamburgo continuou a manter o estatuto de grande equipa.
Durante a guerra, entre 1939 e 1945, os clubes alemães foram tomados pelas forças militares e mudaram a sua designação para representarem determinados ramos armados. O Hamburgo passou a ser a equipa da Luftwaffe, a força aérea alemã.
Após o conflito, o Hamburgo recuperou a sua designação e em 1959/1960 ganhou o seu terceiro campeonato alemão. Na altura destacava-se na equipa o goleador Uwe Seeler, que já alinhava na equipa desde 1954. Foi eleito três vezes o melhor jogador da Europa e, até 1972, fez toda a carreira no Hamburgo, onde posteriormente se manteve como dirigente.
Em 1977, com a conquista da Taça dos Vencedores das Taças, uma das mais importantes provas europeias de clubes, o Hamburgo deu início a uma era repleta de títulos. Na Taça das Taças bateu na final, disputada em Amesterdão, na Holanda, os belgas do Anderlecht por 2-0.
Entretanto reforçado com o melhor jogador inglês da altura, o médio Kevin Keegan, o Hamburgo conquistou o campeonato alemão, renomeado Bundesliga, em 1979. Na temporada seguinte, 1979/80, o Hamburgo atingiu a final da Taça dos Campeões Europeus, mas foi derrotado pelos ingleses do Nottingham Forest. Em 1981/1982 o clube, com Beckenbauer na equipa, recuperou a Bundesliga, e chegou à final da Taça UEFA, onde foi batido pelos suecos do Gotemburgo. Mas na temporada seguinte alcançou o grande feito do seu historial: o triunfo na Taça dos Campeões Europeus. Bateu na final, em Atenas, na Grécia, a Juventus de Itália por 1-0 com o golo a ser marcado por Magath. A equipa era treinada pelo austríaco Ernst Happel e nessa temporada conquistou mais uma Bundesliga. Na equipa destacava-se o defesa direito Kaltz, que durante vinte anos, entre 1971 e 1991, representou o clube.
Após este período áureo o Hamburgo entrou numa fase descendente, só interrompida com a vitória na Taça da Alemanha em 1987.
Como referenciar: Porto Editora – Hamburgo SV na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 22:29:43]. Disponível em