hidróxido de alumínio

O hidróxido de alumínio consiste num composto cristalino branco, cuja fórmula química é Al(HO)3. Este composto apresenta uma densidade relativa entre 2,42 e 2,52 e ocorre naturalmente como mineral gibsita (cristaliza no sistema monoclínico).
O hidróxido da alumínio pode ser preparado laboratorialmente pela precipitação de soluções de sais de alumínio.
Quando aquecido, o hidróxido de alumínio transforma-se num composto misto de óxido e de hidróxido (AlO.HO). Esta substância ocorre naturalmente como diaspório e boemita. Acima de 450 °C transforma-se em ?-alumina.
Na prática pode-se produzir muitas substâncias que são formas cristalinas misturadas de hidróxido de alumínio, óxido de alumínio e óxido e hidróxido de alumínio com moléculas de água. Estas são conhecidas como alumina hidratada.
Antigamente, o precipitado gelatinoso de hidróxido de alumínio era usado em toda a parte como mordente para tingir e na impressão de chita devido à sua habilidade para formar vernizes coloridos insolúveis com corantes vegetais.
Como referenciar: Porto Editora – hidróxido de alumínio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 12:59:26]. Disponível em