Artigos de apoio

Hippolyte Bayard
Fotógrafo francês, Hippolyte Bayard, nascido em 1801, em Breteul-sur-Noyf, e falecido em 1887, em Nermours, na França, é considerado um dos inventores da fotografia.
Numa vaga de inocência resultante do entusiasmo pelas constantes inovações técnicas da época, a fotografia do século passado procurava demonstrar um apuro técnico, exigido por uma clientela curiosa deste novo meio, relevando para segundo plano a estética da imagem. Paralelamente à técnica e à inovação, as fotografias de Bayard, demonstram preocupações contextuais em temas como a arquitetura, o autorretrato e as vistas de Paris.
Funcionário no ministério das finanças, e amigo de alguns artistas plásticos, Hippolyte Bayard, preocupou-se desde cedo com a criação de uma imagem fotográfica.
Em 1839 quando o daguerreótipo era ainda uma incógnita, Bayard desenvolveu um processo próprio que desenvolveu metodicamente: consistia num positivo direto e único obtido sobre um suporte de papel.
Mais tarde, em 1867 empenhou-se na divulgação de novos processos de obtenção de imagens recorrendo a colódio sobre vidro, e passa a dedicar-se à impressão de trabalhos de outros fotógrafos.
Felizmente, a obra de Bayard encontra-se, em grande parte, preservada e arquivada na Société Franceise de Photographie.
Como referenciar: Hippolyte Bayard in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-24 14:11:26]. Disponível na Internet: