Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Hippolyte Bayard
favoritos

Fotógrafo francês, Hippolyte Bayard, nasceu em 1801, em Breteul-sur-Noyf, e morreu em 1887, em Nermours, na França, é considerado um dos inventores da fotografia.

Numa vaga de inocência resultante do entusiasmo pelas constantes inovações técnicas da época, a fotografia do século passado procurava demonstrar um apuro técnico, exigido por uma clientela curiosa deste novo meio, relevando para segundo plano a estética da imagem. Paralelamente à técnica e à inovação, as fotografias de Bayard, demonstram preocupações contextuais em temas como a arquitetura, o autorretrato e as vistas de Paris.

Funcionário no ministério das finanças, e amigo de alguns artistas plásticos, Hippolyte Bayard, preocupou-se desde cedo com a criação de uma imagem fotográfica.
Em 1839 quando o daguerreótipo era ainda uma incógnita, Bayard desenvolveu um processo próprio que desenvolveu metodicamente: consistia num positivo direto e único obtido sobre um suporte de papel.

Mais tarde, em 1867 empenhou-se na divulgação de novos processos de obtenção de imagens recorrendo a colódio sobre vidro, e passa a dedicar-se à impressão de trabalhos de outros fotógrafos.

Felizmente, a obra de Bayard encontra-se, em grande parte, preservada e arquivada na Société Franceise de Photographie.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Hippolyte Bayard na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$hippolyte-bayard [visualizado em 2025-07-11 09:33:37].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix