Hotel Lawrence

Em atividade desde cerca de 1764, o Hotel Lawrence's, situado em Sintra, a caminho de Seteais, orgulha-se de ser "a mais antiga unidade hoteleira da Península Ibérica e uma das primeiras hospedarias do género na Europa". Frequentado por figuras famosas como o poeta e herói romântico Lord Byron (em 1809), Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano, Bulhão Pato, Ramalho Ortigão e outros, o Hotel Lawrence's ganha um lugar privilegiado em Os Maias, de Eça de Queirós, que o conhecia bem, por nele pernoitar.
A sua localização especial permite a Eça de Queirós escrever sobre a paisagem soberba que Carlos da Maia e Cruges observam: "E dali olhava, enlevadamente, a rica vastidão de arvoredo cerrado, a que só se veem os cimos redondos, vestindo um declive da serra como o musgo veste um muro, e tendo àquela distância, no brilho da luz, a suavidade macia de um grande musgo escuro."
Como referenciar: Hotel Lawrence in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 05:25:54]. Disponível na Internet: