Hugo Viana

Futebolista português, Hugo Miguel Ferreira Viana nasceu a 15 de janeiro de 1983, em Arcozelo, Barcelos.
Começou por jogar futebol nos infantis do Gil Vicente, clube mais representativo de Barcelos. Quando alinhava na categoria de juvenis do clube barcelense, Hugo Viana atraiu a atenção dos responsáveis do Sporting Clube de Portugal, formação que passou então a representar.
Hugo Viana alinhou nos juvenis e juniores do Sporting, antes de, na temporada 2001/2002, passar a representar a equipa B, que militava na II Divisão B. As boas prestações de Hugo Viana chamaram a atenção do treinador da formação principal, o romeno Laszlo Boloni, que resolveu integrá-lo no plantel. Hugo Viana estreou-se na I Liga com apenas 18 anos a 1 de outubro de 2001 num jogo no Estádio de Alvalade em que o Sporting derrotou o Guimarães por 5-0. A partir daí, afirmou-se como titular e foi um dos jogadores mais influentes do Sporting, que nessa temporada se sagrou campeão nacional. Hugo Viana venceu ainda, nessa época, a Taça de Portugal. A ascensão de Hugo Viana foi de tal forma convincente que o Newcastle, um dos principais clubes ingleses, resolveu contratá-lo em 2002/2003. O treinador do Newcastle era Bobby Robson, que já havia orientado o Sporting e o FC Porto. Na primeira época em Inglaterra, Hugo Viana teve uma presença regular na equipa principal do Newcastle, mas, no ano seguinte, perdeu algum espaço. Quando a formação inglesa já era comandada pelo escocês Graeme Souness, Hugo Viana perdeu o seu lugar na equipa e acabou por ser emprestado ao Sporting em 2004/2005, onde voltou a ser uma peça fundamental. Apesar de alinhar no meio-campo foi um dos principais marcadores de golos da equipa treinada por José Peseiro, com seis tentos em 32 jogos do campeonato. Nesse ano, Viana jogou a final da Taça UEFA, na derrota frente ao CSKA de Moscovo. Na temporada 2005/2006, Hugo Viana voltou a ser emprestado pelo Newcastle, desta vez ao Valência, um dos clubes mais fortes de Espanha. Na mesma formação encontrou outros dois internacionais portugueses, os defesas Caneira e Miguel.
A estreia na seleção principal de Portugal ocorreu em novembro de 2001, quando António Oliveira era o selecionador. Hugo Viana participou num desafio particular em que Portugal derrotou Angola no Estádio de Alvalade. Antes Hugo Viana já tivera uma série de internacionalizações nas categorias sub-19, sub-20 e sub-21. Apesar de ter sido convocado por António Oliveira para o Mundial de Futebol de 2002, que decorreu no Japão e Coreia do Sul, acabou por não alinhar em nenhum jogo.
Hugo Viana foi um dos participantes no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia, onde Portugal teve exibições dececionantes.
Em 2006, foi convocado pelo selecionador nacional Luiz Felipe Scolari para fazer parte da equipa da seleção portuguesa no Mundial 2006.
Como referenciar: Hugo Viana in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-04 15:08:56]. Disponível na Internet: